Compartilhe
Ir em baixo
deco27x
Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/03/2018

Re: Plossl - Dúvidas e Preconceitos

em Dom Abr 08, 2018 7:17 pm
Plossls realmente boas são caras. Para quem não está disposto a sacrificar campo e descanso visual para ter uma imagem melhor, ainda assim podem não ser interessantes.

As Plossl que realmente merecem o nome que levam são a Baader 32mm, TV Plossl, Vixen NLV/SLV (em alguns comprimentos focais, pois outros São Abbé ou possuem lente Smyth) e Brandon . As High Grade Plossl tem defensores ferrenhos, mas não há consenso se elas merecem esse Status de verdadeiras Plossl... O único consenso é que são superiores às mais básicas na maioria dos comprimentos focais.

Há muitos Tons de cinza nesse terreno. Alguns comprimentos focais de algumas Plossl mais básicas são realmente bons, como a Celestron Omini 32mm, mas o restante da série deixa a desejar... E por aí vai... O tema é complexo e as oculares tem que ser avaliadas caso a caso..
avatar
AGM
Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/03/2018
Idade : 45

Re: Plossl - Dúvidas e Preconceitos

em Sex Abr 06, 2018 11:37 pm
Eu adquiri algumas Plossl Série 500 achando serem melhores que as que vem no telescópio.
Bem, as que vieram no telescópio são Super 10 de 10mm e a Super 25 Wide Angle Long Eye Relief de 25mm. Não menciona a marca da ocular em lugar algum, então: - elas são da Sky Warcher por terem vindo com o respectivo telescópio?

Não posso dizer que fiquei decepcionado com as da Série 500, mas achei que por apresentarem uma construção mais robusta e seriam melhores. Somente no mercado externo poderemos encontrar tais oculares, creio. Farei uma varredura para ver o que encontro e retorno ao tópico.
deco27x
Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/03/2018

Re: Plossl - Dúvidas e Preconceitos

em Sex Abr 06, 2018 8:38 pm
As Plossl da Skywatcher custam lá fora uns 30 dólares. As Series 500 entre 10 e 20 dólares. Estes são exemplares baratos e por isso não dá para esperar muito delas. Para o preço elas são boas quebra-galho.

Para avaliar de maneira justa um design ótico é preciso um exemplar fidedigno do mesmo. Quase todas as Plossl hoje em dia não são Plossl de verdade, e sim um design aparentado, as Symetrical. Como diz o proprio nome é um design composto por duas lentes identicas quando o design Plossl é assimétrico para permitir boa ortoscopia...

O design Plossl é um dos muitos tipos de design Ortoscópicos, ou seja, que procuram eliminar todas as aberrações óticas ao mesmo tempo, em especial as geométricas. Eu digo "tentam" porque é impossivel realmente eliminar todas as aberrações, mas é possível mantê-las num nivel bem baixo.

As plossl já foram oculares de luxo, assim como as Ultra wide angle são hoje em dia, pois numa época em que não existiam oculares barlowed elas ofereciam campo relativamente amplo (para os padrões da época, onde as Huygens com 30° de campo reinavam como oculares básicas) e ainda por cima sendo oculares ortoscópicas. Claro, perdiam um pouco para as Abbé em temos de correção (pouca coisa) mas oferenciam 10° a mais de campo...

Como o surgimento de oculares relativamente baratas, com campo amplo e correção de campo aceitável para a maioria dos entusiastas, as plossl foram perdendo espaço. Hoje elas ocupam o lugar que as Huygens ocuparam um dia. E quase todas, para poderem ser feitas a baixo custo sofrem terríveis sacrifícios, como a modificação do design para uma variante simétrica, que não permite uma correção boa, sem falar do baixo controle de qualidade...

Mesmo entre estas Plossl massificadas há significativa variação de qualidade. Minhas Plossl Skywatcher eram bem decentes em termos da ótica, o centro do campo era muito bom e a correção na borda aceitável, embora não fossem boas concorrentes para os clones das Orion Expanse (aquelas com 66° de campo e comprimento focal de 6mm, 9mm, 15mm e 20mm que são vendidas sob o logo de incontáveis marcas) que tinham desempenho semelhante mas com mais campo e mais descanso visual nos comprimentos focais maiores.

As Plossl series 500 são muito interessantes pelo preço, mas definiticamente um degrau abaixo das Skywatcher na maioria dos comprrmentos focais...

Até aqui meu relato ratifica o que o colega mencionou. As plossl não parecem ser muito interessantes se comparadas às Starguider ED, Orion Expanse (e seu exército de clones), TMB planetary e etc.

Entretanto, tive a oportunidade de usar duas plossl um pouco acima destas. Uma Meade Series 3000, que embora tenha um problema de fabricação, ainda tem correção de campo superior às plossl Skywatcher e às Orion Expanse. A outra, muito superior a todas as outras que já tinha usado. Uma Baader Classic Ortho 32mm, que é uma Plossl. que diferente das outras da série que são Abbé.

Num virtuoso 114mm ela mostrou as estrelas como pontinhos quase de uma ponta a outra do campo. Nenhuma das minhas oculares chega nem perto disso, nem Starguider ED, nem Meade HD, nem Orion Expanse e nem Plosl Séries 500. Apesar de muito boa essa plossl da Baader não é premium, diferente as Plossl das Televue, Vixen NLV (em alguns comprimentos focais) e Brandon (uma variante, mas parente muito próxima).
Estas infelizmente não tive oportunidade de usar...


Há muita variação de qualidade entre as Plossl, então vou tentar fazer uma lista em ordem de qualidade superior para inferior (me baseando principalmente nos relatos de terceiros, pois só pude experimentar alguns tipos):

Brandon
Televue
Vixen NVL/SLV
Baader
High Grade Plossl ( da Astro Tech)
Parks Silver
Meade series 4000 / Vixen
Orion SIrius / Skywatcher / Coronado
Celestron Omini (exceto a 32mm, que se equipara às Meade 4000 e vixen)
GSO
Series 500 ( a maioria das marcas genéricas é essencialmente igual às series 500 ou às GSO)

Existem outras marcas que não conheço bem e por isso preferi não opinar.
Especialmente na metade inferior da lista, o controle de qualidade não é essas coisas e por isso há variação de qualidade entre duas oculares na mesma série e comprimento focal.
Há variedade de qualidade entre os comprimentos focais de uma mesma marca, de modo que alguns comprimentos focais podem ser uma ou duas posições acima ou abaixo nessa lista.
Uma mesma marca pode ter mais de uma serie com qualidades ligeiramente diferentes, como é o caso da Orion, celestron e Skywatcher.

Esta lista foi feita com base em minhas perquisas, mas não é 100% confiável, uma vez que não pude compoarar todas essas oculares...



avatar
AGM
Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/03/2018
Idade : 45

Plossl - Dúvidas e Preconceitos

em Sex Abr 06, 2018 6:57 pm
Venho com esse tópico e seu respectivo título, entender melhor um grupo de oculares que sofrem um determinado preconceito. Elas são produzidas normalmente com um campo de 52° e variadas distâncias focais, assim como dentre outros aspectos referentes as oculares.
As Plossl, são aquelas que vem nos telescópios quando os adquirimos e que, normalmente, todos tentam logo substituir as mesmas por oculares de melhor qualidade. Sabemos que existem Plossl que não negam serviço para uma boa astronomia e que podem ser até melhores ou tão boas e eficientes do que muitas de valores mais caros em questão.

Eu particularmente, tive contato apenas com as Plossl que vieram nos telescópios Sky Watcher, sendo as mais proeminentes as de 10mm e 25mm e também das Série 500, da loja TELLESCOPIO. Nunca conheci uma Plossl com a qualidade mencionada em tópicos e artigos que li, nosso mercado nacional hoje, o que é de se espantar, conta com apenas uma única loja com equipamentos e acessórios de qualidade e boa procedência, e outra rede de lojas conhecida com pelo menos já quatro sites diferentes sendo do mesmo proprietário.
Mas são lojas online e não físicas!

Aqui na capital do meu estado, na cidade de Porto Alegre, tem uma loja de produtos e acessórios para fotografia, acessórios e também telescópios. Há algum tempo vi a vitrine cheia deles, mas num dia que resolvi ir na loja e ver os produtos erma eles: Greika, refratores e refletores e um newtoniano de foco longo, provavelmente um SEBEN.

As Plossl são aquelas oculares que ouvimos dizer; "são pau pra toda obra! Tenha sempre um conjunto de Plossl à disposição! "

Se compararmos as Plossl que mencionei, que vem quando compramos o telescópio, certamente qualquer outra ocular de melhor eye relief e maior campo poderá ser aferida como melhor. Sabemos que as oculares trabalham mutuamente com as objetivas, e que para não ocasionar aberrações, ambos devem estar de acordo com determinados critérios. Vinhetagem, reflexos internos, aberração cromática dentre outros fenômenos ópticos podem estragar uma noite de observação.

Bem, e por fim, gostaria de saber o quanto as Plossl mais comuns podem ser consideradas boas, e quais os aspectos para que elas realmente trabalhem de forma a não desejar nada para outras consideradas superiores, pois para serem utilizadas e formar uma imagem, necessitam de uma objetiva, seja de lentes ou de espelhos. Quais Plossl são adequadas e de qualidade para aquisição e porque. Plossl, normalmente são oculares de apenas quatro elementos em dois grupos, o que a deixa  provavelmente com mais transparência nas imagens devido ao menor número de elementos.

Por aqui no Brasil, temos à disposição as Plossl Série 500 e as mencionadas, que vem no conjunto do equipamento ao adquirirmos.

Se alguém aqui se habilita e já teve alguma boa experiência com alguma Plossl, sirva-se do tópico, cite marcas, aspectos e o uso devido para uma melhor performance.

Céus limpos a todos!
Conteúdo patrocinado

Re: Plossl - Dúvidas e Preconceitos

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum