ASTRO TELEGRAM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Alexandre92
Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/03/2018

Oposição de Saturno 2018 Empty Re: Oposição de Saturno 2018

Ter Abr 03, 2018 8:04 pm
Lendo este tópico não poderia deixar de compartilhar a bela observação que fiz de Saturno ano passado.
Foram minhas últimas observações de Saturno com o SW 70mm. Havia acabado de comprar a plossl série 500 10mm, para substituir a original. Até então não tinha conseguido ver a divisão de cassini e muito menos algum detalhe no disco planetário. Então em uma noite escura com um bom seeing, Saturno estava passando pelo zênite, e eu não continha minha ansiedade para ver o que aquela nova ocular iria me proporcionar. Finalmente apontei o telescópio para ele, e nunca esquecerei aquela imagem belíssima diante dos meus olhos. Saturno como nunca tinha observado antes, exatamente como uma fotografia. Podia ver a divisão de cassini, assim como uma faixa tênue cortando o meio do planeta. Fiquei impressionado. Não imaginava que poderia ver daquela forma em um telescópio pequeno e ainda no inverno. Pois aqui também, nessa estação, poucas noites estão boas para observar.
Agora a ansiosidade continua, pois com a aquisição de um telescópio maior de 150mm, e pensando nessa observação que fiz, fico imaginando o quanto mais poderei ver. Assim como já venho tento belíssimas surpresas em outros astros.

CÉUS LIMPOS A TODOS.
AGM
AGM
Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/03/2018
Idade : 50

Oposição de Saturno 2018 Empty Oposição de Saturno 2018

Ter Abr 03, 2018 5:54 pm
27 de junho de 2018, oposição de Saturno.
Saturno na menor distância da Terra. Distância: 1,353 bilhões de km da Terra às 14h11
Fonte: http://futuroastronomo.com.br/anuarios/efemerides-2018/

Espero que neste ano, com as oposições que aguardamos; Júpiter, Saturno, Marte e até Vênus, eu consiga uma boa observação deste planeta fantástico. Num inverno há alguns poucos anos, com um céu escuro e muito estrelado, longe do centro em uma cidade mediana, apontei o telescópio para Saturno e achei que o mesmo estava com defeito.

Aqui no sul o inverno parece ter um céu com as características propícias para uma excelente observação; boa transparência, PL baixa devido a falta de ar quente para elevar partículas mais densas para a tmosfera, um céu escuro e ao que tudo indica, é só colocar o olho na ocular.
Mas não é assim que ocorre. No inverno e com um ar mais seco, a umidade também é desfavorecida de um nível ideal para uma observação de qualidade, com ventos rápidos em grandes altitudes, a luz é distorcida na objetiva e o foco completamente prejudicado. Até mesmo para DSO a coisa toda complica.

Uma boa noite de astronomia nesta estação por aqui é complicado. Até hoje, consegui observar a divisão de Cassini e a diferença das cores entre os anéis e o disco do planeta meras vezes, se me lembro bem, menos de cinco. É empolgante e ao mesmo tempo frustrante, observar mutuamente com amigos da astronomia amadora, de diferentes regiões, e ler os relatos de que observaram um planeta com mais de 150x e com detalhes. Tudo descrito, cada sílaba construindo palavras que saem de suas pupilas grudadas na ocular do focalizador.

Muitas vezes, para a noite não terminar em vão, algum meteoro rasga o céu fazendo algum espetáculo a parte, mas, deslocar os equipamentos mesmo que seja para o pátio ou para um terraço, e não conseguir nem mesmo uma boa imagem com apenas 50x é frustrante.
Mas astronomia é isso, paciência, persistência vontade de aprender.

Espero que neste ano a atmosfera esteja de bem com o Rio Grande do Sul e nos permita fazer belas observações. Se alguém aqui já observou Saturno com lembranças de cair o queixo, por favor, compartilhe. Assim podemos em uma noite de bom seeing, entender do que se trata.

Céus limpos à todos!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos